Limpeza e conservação

Limpe sua motocicleta regularmente para mantê-la com boa aparência e proteger a pintura, componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.

Quando utilizadas em regiões litorâneas, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contato intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de umidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados para a imediata remoção pósuso dos elementos agressivos ao meio ambiente contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.

- Em caso de chuva ou contato com água pluvial das vias de cidades ou localidades litorâneas, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da motocicleta em “OFF-ROAD”, habitue-se a lavar a motocicleta e secá-la e aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam proteção

- Elimine o acúmulo de poeira, terra, barro, areia e pedriscos, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de freio e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.

- O atrito de pedriscos e a areia da pista podem afetar a pintura das peças pintadas.

Como lavar sua motocicleta

ATENÇÃO
Nunca lave sua motocicleta exposta ao sol e com o motor quente.


1. Pulverize querosene ao motor, carburador, escapamento, rodas e cavalete lateral para remover resíduos de óleo e graxa. Incrustações de piche são removidas com querosene puro.


2. Enxágue em seguida com bastante água.


3. Lave o tanque, assento, tampas laterais e parálamas com água e shampoo neutro. Use um pano limpo e macio. Enságue e enxugue a motocicleta completamente com um pano limpo e macio.


4. Limpe o pára-brisa da caenagem com um pano macio ou esponja com bastante água. Seque com um pano macio. Remova pequenos riscos com cera de polimento para plásticos.


ATENÇÃO

Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:

- Cubos das rodas

- Saída do escapamento

- Sob o assento

- Interruptor de ignição

- Interruptores do guidão

- Corrente de transmissão

- Sob o tanque de combustível

- Painel de instrumentos

- Carburador

- Reservatório do fluído de freio

- Carenagem

NOTA

- Não remova a poeira com um pano sêco pois a pintura será riscada.

- Não use detergente que podem danificar a pintura por serem corrosivos.

5. Se necessário, aplique cera protetora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protetora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes.


ATENÇÃO
A aplicação de massas ou outros produtos para polimento danifica a pintura.

6. Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do aceledor, do afogador e da embreagem.

7. Ligue o motor e deixe-o funcionando por alguns minutos.



CUIDADO
A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.


Equipamentos para lavagem
Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a motocicleta, observe os cidados para a correta aplicação do equipamento. O jato direto e alta temperatura podem danificar componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprndimento de faixas e adesivos, graxas dos rolamentos da coluna de direção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos/ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio.


Disponibilizado no site MOTO TOUR. 
Link: http://www.mototour.com.br/dicas/limpeza_e_conservacao.html

Um comentário:

  1. E nas partes plásticas da moto [onde ficam as setas e etc...]? Como faço p/ tirar aquelas manchas que ficam, e deixá-las novamente como se fossem cromadas? Passo querosene?

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