Dicas para andar de moto na chuva

Nesta época de verão, é muito comum chover no final da tarde, as famosas chuvas de verão. Elas se formam em menos de 15 minutos e insistem em pegar os motociclistas de surpresa. Como eu uso a moto diariamente, enfrento este problema sempre e vou dar algumas dicas para te ajudar a passar (bem) por esta situação.


■Prefira os equipamentos impermeáveis. Se você usa a moto diariamente, é vantajoso escolher uma boa jaqueta, mas que também seja impermeável. Além de te proteger nos dias de sol, ela também te protege nos dias de chuva. A principal vantagem é não ter de carregar uma capa de chuva, pois a jaqueta já cumpre o seu papel. O mesmo vale para a calça e as luvas. Já no caso das botas, exigem duas soluções: Uma é você andar com um par de botas próprias para andar de moto, e estas também serem impermeáveis. A outra é você comprar um conjunto de polainas próprias para uso com moto para cobrir o seu calçado quando começar a chover. Elas ocupam pouco espaço na mochila ou no bauleto.


■Tenha um bauleto. O bauleto é ótimo para guardar o capacete, a calça, jaqueta, luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila/pasta, seu sapato e qualquer outra coisa que queira. É praticamente indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho e faculdade.

■Evite a chuva. Grande parte das chuvas desta época são de curta duração. Ao primeiro sinal de que vai chover nos próximos 60 segundos, vá para algum local protegido da chuva e espere ela passar. Em 5 minutos ela para, e em mais 5, o chão já ficará suficientemente seco para que você possa continuar. Ainda que pareça perder tempo, esta atitude ainda é mais rápida do que ir de carro. (Pelo menos em São Paulo)

■Dobre as medidas, corte pela metade os riscos. Se evitar a chuva não é possível, então encarar a chuva exige cuidado redobrado. E quando digo redobrado, falo sério: Dobre todas as medidas… Freio com o dobro da distância, acelere com o dobro de tempo, e use metade da velocidade normal, faça as curvas com metade da inclinação normal. A regra é realizar movimentos lentos e longos evitando trancos e solavancos.

■Evite as poças, as faixas pintadas no asfalto e o barro. Todas estas superfícies oferem pouquissima aderência quando molhadas. Evite andar com os pneus da moto em cima das faixas brancas do corredor entre os carros, pois são extremamente escorregadias.

■Mantenha a manutenção em dia. Principalmente dos pneus e freios. Na chuva é que se percebe como vale a pena manter a moto 100% em dia. Qualquer descuido na manutenção pode fazer a diferença.

Fonte: http://www.motosblog.com.br/2009/12/04/dicas-para-andar-de-moto-na-chuva/

3 comentários:

  1. Grato por voce compartilhar de sua experiência.
    Existe o piloto velho e o velho piloto.
    eu, no caso,sou um piloto velho e estas dicas me faz sentir mais confiante, afinal, dos 25 aos 55 anos fiquei sem pilotar , e agora, retorno a esta maravilha, com calma, tranquilidade e determinação quando necessário. VALEU!!!!!( meu neto já fala assim hehehehe)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiano, meu nome é Rogério sou teu seguidor e sou do Blog Intrudeiros do asfalto, eu tinha uma intruder 125 comprei hoje uma intruder 250 ano 2001, agora vou ver se equipo a bichinha e botar ela na estrada, vou postar algumas fotos dela no meu blog assim que dar uma equipadinha. Abraços,.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, pode enviar as fotos para o meu email
    cristianobodart@hotmail.com

    ResponderExcluir

Participe com sugestões/dicas