Comando Avançado Intruder 250cc

Salve galera Intrudeira, hoje o assunto é comando avançado. Depois de muito procurar na internet, e até quase comprar um comando avançado por R$580,oo eu resolvi tentar fazer um. Tá em fase de montagem e o custo é bem pequeno, pelo menos pra mim que tenho as ferramentas – maq. de solda, poli-corte, compressor e algumas outras necessárias.

Eu ainda não tenho as medidas exatas do comando, minha moto tá fazendo o motor e por isso não tenho essas medidas. Mesmo assim eu montei um protótipo só para ter uma noção.

Eu procurei fazer um comando bem simples, sem muito blá, blá, blá...

Aqui o comando - essas medidas não são exatas, esse é apenas um modelo no qual eu pudesse ter uma noção de como irá funcionar. Ainda falta fazer o suporte que irá fixar o comando na moto, porém há alguma opções, desde fazer uma com um torneiro, ou fazer uma mais simples, com chapas de 1 polegada, que é claro, o que eu vou usar. Já em relação aos varões, eu encontrei esse de 1/4 de aço, acredito que sejam resistentes o suficiente.

Notem que nessa foto há um parafuso que segura o pedal de freio, como eu coloquei na foto anterior, é apenas para ver como fica, depois esse parafuso será substituído por um eixo que será embutido na estrutura do comando. Esse eixo terá um espaço livre de rosca, que justamente para o movimento do pedal que será preso no varão. Eu ainda não sei como vou fazer isso, aceito sugestão.

Aqui é o pedal da marcha, vejam que aqui não tem aquele parafuso da foto anterior, mas aqui também terá o eixo que terá que ser feito por um torneiro mecânico.


Bom galera, o comando ainda não está pronto, assim como minha Trudy que esta internada, mas daqui já dá para se ter uma noção de como irá ficar, assim que eu tiver as medidas exatas e o custo médio do comando, vou fazer um projetinho bem simples e postar aqui para compartilhar com os camadas intrudeiros. Depois de pronto fica a opção de mandar cromar ou pintar, ai vai depender muito do estilo da moto. No meu caso, provavelmente será pintado, até pela cor do guidão e do escapamento e também porque as tampas do motor foram polidas. Mas ai fica a gosto de cada um.

Por enquanto o custo pra mim foi de:

Pedaleiras: R$ 5,oo cada (Usadas)
Material: R$ 10,oo - Comprados em um vendedor de sucatas de empresa metalurgicas (Não é ferro velho...rsrs)
Eletrodos: R$3,oo
Torneiro: R$15,oo

Total: R$33,oo

5 comentários:

  1. Irmão, boa a sua ideia. Também to olhando isso na net, encontrei pronto na Motocollection.com.br mas acho q vou ver por aki se alguem faz em alguma oficina. Valeu pela ideia..Abç..

    ResponderExcluir
  2. Salve Douglas,

    Eu tbém procurei muito na net, até encontrei mas o preço é bem 'salgado'. Não sei a sua pressa, mas caso possa esperar mais alguns dias, esse comando estará pronto com todas as medidas e as fotos de todas as peças separadas, dai Vc poderá levar em algum torneiro mecânico ou até mesmo serralheiro para fazer para. Só não tenho essa medidas pelo fato da minha intruder estar na oficina, tive que fazer a parte de cima do motor, então eu fiz esse modelo meio no 'zóiometro'.

    ResponderExcluir
  3. É cara, eu também dei uma olhada e percebi como são caros os comandos avançados pela net.

    Dá muito trabalho fazer?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hélio,

    Depende da sua habilidade com as ferramentas e se Vc as tem. No meu caso já tenho uma oficina em casa e conheço um pouco de solda e manuseio das ferramentas usadas. Mas com toda certeza, para um torneiro mecanico ou até mesmo um serralheiro isso é baba. Assim que eu tiver todas as medidas vou colocar o projeto aqui no blog, assim quem for mandar fazer já tem uma base para orçamento.

    Eu não digo que possa fazer para vender, até porque não tenho muito tempo disponível, mas me comprometo a passar aqui passo a passo da montagem desse comando.

    ResponderExcluir

Participe com sugestões/dicas