Amor pela Intruder 250

Colabore para que a Suzuki Intruder 250 possa continuar rodando pelas estradas brasileiras.

Especicificações técnias da intruder 250cc


ão/folga - mm - DR8ES-L/0,6 - 0,7
Ponto
Especificações Técnicas- Dados de Serviço - GN 250
MOTOR
Diâmetro x Curso/Cilindrada - mm/cc - 72,0x61,2/249
Taxa de compressão - 8,9 : 1
Pressão de compressão - kg/cm2 - 10,0 -14,0
Folga entre pistão e cilindro - mm - 0,045 - 0,055
Diâmetro do pistão/Ponto de medida - mm - 71,950 - 71,965/15
Folga dos anéis (1ª/2ª) - mm - 0,10 - 0,30/0,10 - 0,35
Folga da sede dos anéis (1ª/2ª) - mm - Limite 0,180/0,150
Folga de válvulas (motor frio) AD/ES - mm - 0,03 - 0,08/0,08 - 0,13
Torque de aperto das porcas do cabeçote - kg-m - 6mm - 1,0 10mm - 3,7

CARBURADOR
Tipo/marca de idenficação - ... BS34SS/383C
Gicleur de alta rotação - M.J. - #130
Posição da agulha - J.N. - 5DF90 - 3
Difusor - N.J. - P-1
Gicleur de baixa rotação - P.J. - #42,5
Parafuso de Regulagem - P.S. - 2 voltas abrindo
Altura da bóia - mm - 27.4 ± 1,0
Marcha lenta - r/min - 1300 ± 50

CHASSIS
Relação final de transmissão (dentes) - 2,733 ( 41/15)
Tipo de corrente/Nº de elos - D.I.D 520VC5/100
Pneu/pressão dianteira - kg/cm2/psi - 3,00S18 4PR/1,75/25
Pneu/pressão traseiro - kg/cm2/psi - 4,60S16 4PR/2,00/29

CAPACIDADE/LUBRIFICANTES
Óleo do motor/completamente seco - Tipo/ml - 10W40/1700
Óleo do motor/com troca do filtro - ml - 1400
Óleo do motor/troca periódica - ml - 1300
Tanque de combustível/reserva - L - 10,3/2,0
Tipo de óleo da supensão/capacidade/nível - Tipo/ml/mm - #10/216,5/200

ELÉTRICA
Sistema de carga elétrica - GERADOR AC
Tipo de bateria/capacidade - V,AH - YB10L-A2/12V
Potência do farol(alto/baixo) - W - 45/45
Potência da lanterna traseira/luz de freio - W - 8/23
Voltagem do gerador sem carga - V,A/ r/min - 79VAC a 5000
Resistência da bobina de magneto - Ohm - 3,0 - 4,0 (Y-Y)
Resistência da bobina de sinal - Ohm - 160 - 240 (O-G)
Bobina de ignição (primária/secundária) - Ohm - 3,0 - 5,5/19 - 29k
Desempenho da vela de ignição - mm - 8 a 1 atm
Tipo de vela de ignição/folga - mm - DR8ES-L/0,6 - 0,7
Ponto de ignição (B.T.D.C.) - Grau/rpm - 10º abaixo de 1700.
ição (B.T.D.C.) - Grau/rpm - 10º abaixo de 1700.

adaptações: Interruptor Esquerdo da YBR na INTRUDER 250cc

A correspondência entre os fios(cores) é:

LUZ DO FAROL:
SUZUKI --------------> YBR
Amarelo/Branco ------> Marrom claro
Branco --------------> Verde
Amarelo -------------> Amarelo

INDICADORES DE DIREÇÃO (SETAS)
SUZUKI --------------> YBR
Azul claro ----------> Marrom/Branco
Preto ---------------> Marrom escuro
Verde claro ---------> Verde escuro

BUZINA
SUZUKI --------------> YBR
Verde ---------------> Rosa
Preto/Branco --------> Preto



Antes de fazer a instalação é importante verificar o comprimento do "CHICOTE"(conduíte preto flexível que contém os fios) da chave da YBR, pois se o seu guidão da intruder for modificado(mais alto), certamente haverá necessidade de aumentar o comprimento dos fios.

Caso seja necessário aumentar o comprimento dos fios, recomendo que estes sejam estanhandos e recobertos por "espaguete termoretrátil" para um trabalho mais profissional e seguro.

Com esta substituição o interruptor que liga-desliga o farol, situado no COMUTADOR DIREITO, deve ficar sempre na posição "ligado". Não é necessário atuar mais neste botão, desta forma, este terá a sua vida útil prolongada.

Links de lojas de vendas de peças para a intruder 250



http://www.roncar.com.br/ ->Escapamento, Gidon, sissy-bar, coisa simples!!!

http://www.torbal.com.br/ ->Escapamento

http://www.comprevaz.com.br/ -> Coroa, corrente e pinhão

http://www.valflex.com.br/ -> Filtros e Químicos

http://www.acessorioscaramori.com.br/-> Peças em geral, todas simples...site só atende por e-mail ou tel

http://www.pirellipneus.com.br/moto/-> hahaha

http://www.resinarte.com.br -> Carenagens

http://www.fischerfreios.com.br/fischer.html-> Freios!!!Annnhhh

http://www.didchain.com/->Corrente, site internacional

Site de uma empresa que vende rolamento aqui em São Paulo que sai
muito mais em conta que comprar em motopeça ou autorizada.
http://www.brastrela.com.br/

http://www.vmg-far.com.ar/far/esp/index.html -> Amortecedor traseiro


http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=12 -> Aditivo Limpa Valvula

Disco de embreagem-> marca Flyn

http://www.wvracing.com.br/wrpsmoto.aspx -> Loja de peças

http://www.paulinhomotos.com.br/ -> Loja de peças

http://www.m13motos.com.br/-> Loja de peças

http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Dptos/Motos/Default.asp?Parceiro=1613-> Loja de peças

http://flynn2000.vilabol.uol.com.br/-> Embreagem

http://www.paulinhomotos.com.br/ -> Loja de peça

Algumas peças de reposições compativeis com a intruder 250


Banco de dados - Suzuki Intruder 250
GN 250
Índice:
Alarme
Aneis
Amortecedores
Automatico de partida
Bancos.
Bateria
Bengala
Buchas
Carburador
Cachimbo
Chicote
Discos de embreagen
Farol
Filtros
Freios
Lanaternas
Manetes
Guidon
Painel
Pneu
Pistão
Relação
Reparos
Retentor
retficador
Rolamentos
Sites
Stops dos Freios
Tampa
Tanque
Vela
http://www.tudosobrerodas.pt/



  1. Alarmes
A alimentação do CDI deve ser interrompida abrindo-se o fio "LARANJA/TRAÇO BRANCO" e deixando o fio "PRETO/TRAÇO BRANCO" normalmente ligado à massa. Pois, isso garante que parte do circuito eletrônico do CDI fique no potencial do chassi e esteja assim protegido.
Essa interrupção intermintente, antes do bloqueio total, não causa dano algum ao CDI.
Na nossa intruder a FORMA SEGURA de instalar qualquer alarme é fazer com que o alarme interrompa o fio "LARANJA-TRAÇO PRETO (O/B)" que vai do conector do RELÉ AUXILIAR (fica sob o ASSENTO no espaço próximo à parte plástica do pára-lamas traseiro) até a INTERRUPTOR DIREITO(onde está a chave RUN-STOP), passando pela CAIXA DO FAROL.
Desta forma a o acionamento do alarme simula a abertura da chave "RUN-STOP", cortando a alimentação do CDI e impedindo o acionamento do MOTOR DE PARTIDA.
Sempre instalei os alarmes desta forma em todas as motos que possuí, e também, como cortesia, nas motos de vários colegas, de diversas cilindradas, de diferentes marcas/modelos e NUNCA TIVE PROBLEMAS.
  1. ANÉIS:
ALTERNATIVOS:
Os da XL 250 da Honda
  1. AMORTECEDORES: os da Strada, se quiser cromado, os da CB 400, ou vulcan 500.
Os amortecedores, eu coloquei o da CG.
Bucha de amortecedor: Qualquer CG, tb custa uma merreca e serve certinho.
O amortecedor trazeiro: tem uns colegas que usam o da strada 200, só que fica sem o copinho cromado.
AMORTECEDORES IDENTICOS AOS ORIGINAIS
AMORTECEDORES FAR 466
Amortecedores Far 466
Amortecedores marca FAR ref.466 fabricação argentinos; novos!!!, p/ nossa Intruder 250!!!, cromados c/ copinho!!!, sem necessidade nenhuma de adaptação!!!...
Paguei R$ 71,90/cada
Amortecedor compativel marca FAR R$120,00 o PAR
CB 400
  1. AUTOMATICO DE PARTIDA
o automatico de partida da Sahara é quase identico, diferente apenas pela ausencia de suporte que na 250 é soldado, e o encaixe da tomada, o que foi facilmente adaptado.
  1. Bancos: O meu eu fiz e gostei muito, mas, tem gente usando o da virago sem problema, porem tem que se adaptar. banco da Kruiser II
  1. Bateria: Baterial original modelo YB10L-A2
A Bateria da Intruder 250 é a modelo YB10L-A2
Tem de diversar marcas
CBN - R$70,00
Brandy - R$70,00
KOYO - R$85,00
YUASA - R$160,00
Ja tive na minha intruder uma CBN que durou 4 anos e agora recentemente coloquei uma Brandy que por enquanto está ótima.
  1. Bengalas:
RETENTOR DAS BENGALAS:
os retentores do oleo das bengalas são os MESMOS da CB 400.
  1. Buchas da balança
O sistema de embuchamento da Intruder 250 é atraves de rolamento de agulha e pino central (retificado).
Desconheço outra moto que ultiliza o mesmos sistema, já que parte do apoio da balança é feito diretamento no bloco do motor.
  1. Chicote:
Chicote o da xlx 250
  1. CARBURADOR: o da Strada, com cabo maior.
BÓIA DO CARBURADOR: da DT180(é de plastico, mas mesma medida)
  1. Cachimbo:
CACHIMBO VELA YBR/INTRUDER/RDZ 135 (LDO5EP)
  1. Discos de embreagem: pode ser substituido pelos da RD 350!!! gs 500; Marca FLYNN próprio pra intruder 250


  1. Embuchamento da roda traseira:
Essas borrachas é o coxim de amortecimento da coroa. Super importante para ñ dar tranco na transmissão na hora do engate e tirar um pouco da vibração ao andar.
Infelismente só serve o dela mesmo. Custa R$30,00 em qualquer autorizado suzuki. ta bom o preço pq o da BIZ eu paguei isso na Honda.
Preço das peças originais:
Rolamamento: R$50,00 (cada)- x2
Bucha Central: R$55,00 (cada)x2
Tampa c/Retentor: R$18,00 (cada)x2
O rolamento pode ser encontrado em casas especializadas em rolamentos por um preço bem mais em conta. O modelo é: TA2020Z
Já a bucha central é especifica e a única opção é mandar fazer. Só um porém, a bucha tem que ter as mesmas medidas e de material super resistente e ser retificada pois é nela que o rolamento corre.
Algo fora dessas especificações ja compromete todo o conjunto da suspenssão traseira trazendo folga e desgaste
Site para compra de rolamentos
Bom dia o Maяcεℓℓo PíGoℓi: , me enviou este link para compra de rolamento, o mesmo informa que:
Mais de um ano que comprei, mas era em dolar e pelo que me lembro gastei menos de R$ 10,00 em cada um, mas como o dolar tem caido muito...quem sabe até pode ser menos..
aqui tá o link da loja:
http://www.ipanemaina.com.br/
  1. FAROL: Bloco ótico, soquete e lampada da Twister, sem aro(não precisa trocar)
pelo da strada somente o bloco, lampada e soquete saiu por R$ 35,00 ja incluindo o trabalho do eletricista.
Compre dois soquetes, um da cb 450 e outro igual ao original (chupeta), corte com estilete o bocal do soquete original deixando só o aro com um orificio suficiente para se encaixar o da cb 450, solde o soquete da cb neste furo usando um ferro de solda. O soquete da CB 450 deve entrar por traz do chupeta e sua base fica exposta por conjunto original, é só colocar a lampada da CB, o farol fica original mas bem mais forte.
FArol que eu montei consiste em:
Carcaça - Strada cromado (R$13,00)
Anel - Twister cromado (R$12,00)
Bloco optico - Strada (R$12,00)
Lâmpada - Alogênio Phillips (não tenho informação ainda)
  1. Filtro de ar
Faz muito tempo que deixei de usar este FILTRO DE POLIURETANO.
Eu uso com sucesso o FILTRO DE AR DA TITAN 150cc, o original HONDA custa R$ 15,00, trata-se de um FILTRO DE PAPEL, é mais eficiente, é mais resistente, tem maior durabilidade.
A única alteração necessária a ser feita é cortar com um estilete a parte final da GRADE PLÁSTICA onde o filtro é encaixado.
o FILTRO DE AR de ESPUMA da intruder-250 ainda é muito fácil de ser encontrado, não só na autorizada como também no mercado paralelo (marca LUTZER moto peças), ele é o mesmo usado na Intruder-125/ KATANA-125 e na SUNDOWN 125.
O fato de cortar a GRADE DE SUPORTE para o usar o FILTRO DE PAPEL, não impede que você volte a usar o FILTRO DE ESPUMA, é só recolocar a parte que foi corta de volta no lugar (não precisa colar) e revestir com o FILTRO, desta forma a parte incial da GRADE dará sustentação e a parte final passa a atuar como enchimento.
  1. Filtro de óleo:
A substituição do filtro de óleo a Intruder é muito simples. Basta você remover a tampa (tampinha na lateral direio do motor) retirar o filtro e subistituir.
Só atenção na hora da montagem mpara não esquecer do anel de borracha de vedação e da mola que fica em contato com uma das faces do filtro de óleo. Depois é só recolocar a tampa e apertar de forma regular os 3 parafusos.
A Valflex comercializa o filtro para intruder 250 - Valor R$6,00 cada.
R$ 5,00 filtro oleo-marca valflex O filtro é o modelo Valflex 152.
Esse filtro de óleo fabricado pela VALFLEX é realmente de QUALIDADE MUITO INFERIOR.
Procure um pouco mais e tente encontrar o de fabricação "ATHENA", custa R$12,00 e possui excelente qualidade de materiais e de fabricação comparáveis ao ORIGINAL
  1. FREIO:
Lona de freio: é a mesma da(YBR ),
PARA O FREIO DIANTEIRO
Reparo (borracha) do pistão da pinça de freio - serve o da RD350.
Relê do freio dianteiro que acende a luz de freio pode ser o da cg(paralelo mesmo)
  1. Guidão: Eu uso o da RX 180, ele combina bem mais com o estilo e a pilotagem fica mais confortavel.
original da I-250 eh fabricado aqui pela Roncar e custa na loja da fábrica R$117,00.
Soh que ela também fabrica o guidão da Fosti 125, que um pouco mais alto, e mais ergonômico, fica muito bom prá pilotar, dá um visual mais chopper na moto, e custa apenas R$17,00
  1. Lanternas:
Lanterna da YBR com LEDs e Piscas da MVK BlackStar
Lanterna “cruz de malta”
  1. Manete de embreagem: YBR, sever certinho e custa uma merreca
  1. PEDAL DE MARCHAS: da xlx 250/350(mesmo)só não é cromado
  1. Painéis
O que fica legal é o da Mirage tem todos os indicadores e sai por volta de 250,00 na General!!!!
O da yamarraV-max
  1. Pneu: o original: MT 65 130mm, custou R$ 240,00 !!!
dianteiro : o traseiro da Titan.
PNEU TRASEIRO
Estou p trocar o pneu traseiro e vou colocar um Michellin M39 na medida original 120/90-16.
Coloquei um dunlop 402F da harley na traseira, ele é um 130, ficou show!
Pneu de Harley, vc encontra meia vida a uns 120,00 mas tive que prolongar o amortecedor p/ ñ pegar, usei o prolongadores da CG, mas atenção o pneu de HD deve ser o traseiro, o dianteiro é muito macio, portanto gasta excessivamente rápido.
  1. PISTÃO: DA CB 400
Os pistões do motor pelo da CB400, mais barato e dá mais força para o motor
  1. Relação: Pinhão e coroas da RIFFEL de aço 1045 e corrente D.I.D com retentor e imenda.
PINHÃO DE 16 DENTES:
Vi diversos colegas querendo colocar este pinhão, e achei na Gal Osório, 494 - YAMAPARTS - email : yamaparts@gmail.com. Paguei R$ 15,00 e na coroa R$ 30,00. Tel : 011-3221-1580. Eles são distribuidores de relação de motos
Pião da dt180 coroa de cb400
  1. REPAROS
DO CILINDRO - MESTRE:
O reparo equivalente é o da CB-400 e CB-450. Custou R$ 9,50
  1. ROLAMENTOs:
RODA E BUCHA: O rolamento da roda dianteira original é o NACHI 6302NSE-JAPAN = R$ 35,00 +/-; voce compra PPK - 6302Z = R$ 6,00 +/-.SUSPENSÃO TRASEIRA - as buchas estão em torno de R$ 200,00. Manda fazer as buchas num torneiro em bronze +/- R$ 70,00.
Um atento aos rolamentos: tem que ser o 6302 DDU (isolamento duplo com borracha), se for ZZ, que é de metal, não serve.Foi pago R$ 7,00/unid.
Rolamentos da Direção: Usei os rolamentos originais, só que na loja pedi os da RD350 ou DT 200, é exatamente o mesmo fabricante e numeração, mas como é de moto mais velhinha da yamaha, o preço sai quase pela metade.
  1. RETENTOR
CABO EMBREAGEM e TAMPA FERRAMENTA
Paguei R$ 5,00 na Revenda Suzuki do retentor do cabo de embreagem e na tampa da caixa de ferramenta, R$ 3,00.
RETENTOR DE VÁLVULAS:
"USE O DA CG TITAN" é mesmo e fica muito mais barato, foi o que me disseram na Gal Osório, na Retífica em que fui levar meu pistão e bloco de cabeçote para brunir. Paguei R$ 32,00 nos quatro.
  1. RETIFICADOR: o da intrudinha 125, cb 450, Strada. Falcom
Coloquei o retificador da FALCON, ficou legal, no preço de R$78,00!
A conexão é a m.
  1. Stop dos freios
dianteiro e traseiro: são os mesmos da titan 2000, e custam, o par (R$40,00), menos do que soh um dos originais (R$50,00);
  1. Tanque de conbustivel
q o tanque das Intruder,melhor colocar um com mais capacidade,como o da Kas.Cruise ou Kas.Mirage...
  1. TAMPA LATERAL: o da Intrudinha 125 serve.
da Fosti 125 (Brandy), da Legion (Agrale) são os mesmos, já vem pintados e custam R$40,00 cada, 25% do preço dos originais da I-125, sem contar com os da I-250 que são caríssimos;
  1. VELA : a da Titan
.
Os rolamentos da caixa de direção são exatamente o mesmo da XT600 e RD350. Custa R$15,00 o conjunto.

Disco da embreagem a marca Flynn comercializa os mesmos R$90,00 o jogo.

Lona de freio vc pode optar pela marca Fischer (R$10,00)própria para a Intruder 250 ou comprar na YAMAHA da YBR que é a mesmissima coisa.
ROLAMENTO DA RODA...
...É O MESMO DA CG, R$ 6,00 CADA...



Fonte:
A.Epaminondas- Net

vejam estas 125modificadas...

Ela é simplesmente única...




























... alterações no banco, do esconto docarona, nas lanternas, no farol, na pintura, no escapamento, em quase tudo...
o barato é ela se tonar única...

Bem vindo ao blog destinado a "intrudeiros", principalmente donos e amantes da 250cc


Este blog é destinado a intrudeiros apaixonados por sua motoca.
Busca-se através deste compartilhar esperiências relacionadas a mecânica, customização, informações, e muito mais...